terça-feira, 16 de novembro de 2010

Proposta do Laboratório da E.M.Josefa Botelho

   O Laboratório de Informática foi criado em 2007 e inaugurado no ano seguinte, com 20 computadores, 02 Impressoras. Nossa proposta é utilizar os recursos da informática na Escola Municipal Profª Josefa Botelho, como uma ferramenta didática e pedagógica que facilite e motive o processo ensino-aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento educacional.

    Funciona nos 03 turnos com as seguintes regentes;
    Matutino, com Ilana Christine
   Vespertino, Maria Suely Paula da Silva
    Noturno,  Mariêta
     Com a finalidade  de atender os educadores e educandos do Ensino Fundamental de 1ºao 7ºanos e turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e PRO JOVEM, o laboratório também é utilizado pelos 125 alunos nas oficinas do MAIS EDUCAÇÃO , onde a cada bimestre é confecionado o Jornal JB + EDUCAÇÃO.
   Representa uma excelente ferramenta, pois, além de dinamizar as aulas ainda enriquece os conteúdos das  disciplinas com diversas possibilidade de uso.
Planejamento 2010

PROJETO ÁFRICA: história, cultura e influências

Na escola, valores sociais e morais são reforçados e também é nela que muitos preconceitos são perpetuados de forma quase imperceptível. Portanto é também na escola que se deve propiciar a reflexão crítica sobre esses valores.
A escola sempre pintou a África pobre, sem histórias próprias, com uma população subalterna, sem-cultura e escravizada. Precisamos urgentemente reverter esse quadro. E esse projeto pedagógico surge para tentar tirar do anonimato a verdadeira história da África e de seu povo, bem como abrir um leque de discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada
No campo da educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas do ponto de vista ético, propiciando condições desde a mais tenra idade, para que os alunos e alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a nação brasileira.

OBJETIVO GERAL:
Tratar da importância e valorização da cultura negra dentro da escola, criando espaços para manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O negro retratado nas diversas linguagens artísticas

Objetivo: ampliar os conhecimentos a respeito da questão negra no Brasil, utilizando os recursos tecnologicos disponiveis.
Atividades:
 Observe as obras abaixo: 
1 - Poesia
CONSCIÊNCIA NEGRA 
Chega de racismo
Deal contada
Chega de hipocrisia
Deentira esfarrapada
Esse preconceito infelizQue por aí diz
Que negro não vale nada.
O negro também precisa
Ser privilegiado
Chega de arrogância
Branco tenha cuidado
Com o preconceito em alta
Pois quem muito se exalta
É sempre humilhado.
Preto, branco e mulato
Vamos nos unir
O preconceito é horrível
E não é para existir
Já que todos somos irmãos
Essa grande nação
Espalhada por aí.
história m m
A consciência negra
Quer exatamente
Provar que somos iguais
E não diferentes
São lutas populares
Comoumbi dos
Palmares
Que morreu pela sua gente.
as de Z
É preciso desde já
Com amor todo gentil
Acabar com o preconceito
E ver em nosso Brasil
O negro sorrindo tanto
Como a Daiane dos Santos,
Pelé e Gilberto Gil.

de Francisco Carneiro
Barbosa
Trairi - CE - por carta 
2 - Pinturas

Amaral, Tarsila do
Capivari, SP, Brasil, 1886/São Paulo, SP, Brasil, 1973
 Negra, 1923
Óleo s/ tela (100 x 81,3 cm)
Doação MAMSP
Prazeres, Heitor dos
Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 1898/Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 1966
Moenda, 1959
Óleo s/ tela (65 x 81,1 cm)
Doação MAMSP


3 - Cordel :Escravidão e resistência

Escravidão é a perda
Integral da liberdade
A pessoa passa a ser
De outro propriedade
Um senhor, o outro, escravo
em total desigualdade

O negro era vendido
Separada a família
Os parentes espalhados
Sem ninguém saber a trilha
Negavam o seu saber
Faziam do homem ilha...

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